20/12/06

O Imbondeiro

Festejei 10 dos meus primeiros 11 Natais em Luanda. Eram Natais em pleno Verão angolano. Mas os pais lá mantinham os rituais e não faltavam o pinheiro, o presépio, o Pai Natal, os doces tradicionais no jantar/ceia de 24 de Dezembro...
Ao recordar esses anos lembrei-me do Imbondeiro ( Adansonia digitata, da família das bombaceae, a mesma das ceibas. Para saber mais consultar "Fruticultura Tropical" de J. Mendes Ferrão, Ed. IICT ) . E lá desencantei, nas poucos fotos que ainda restam dessa infância, uma onde está aquela que ainda hoje é, para mim, a "ÁRVORE" :

Deve ser de 1955 , pois o meu irmão Pedro ainda não aparece. Lá estou eu com a mãe e o Zé Luis. Infelizmente , em 2006, só eu e o Pedro é que ainda andamos por cá.
Recentemente vim a saber que nalguns locais o Imbondeiro é considerado como um intermediário entre Deus e os homens. Pena que os homens não tenham tido a capacidade de a respeitar e elegê-la como simbolo de um grande país.
P.S. : e por falar em árvores aconselho uma visita ao Dias com Árvores ( clique ). Um blogue temático que merece ser visitado diáriamente.

3 comentários:

luisa disse...

António,

Já tenho a foto do liceu Correia de Sá em Luanda mas não sei como mandá-la através do seu blog. Pode explicar-me?
Um abraço

Luísa

António P. disse...

Boa tarde Luisa,
Agradeço que a envie para o e-mail que está no meu perfil.
Um Feliz Natal

António P. disse...

Desculpe Luisa,
Afinal já lá não está !!! Não sei se foi por ter mudado para Beta.

Envie sff, para :
incarmopais@apais.mail.pt