24/02/07

FORMAÇÃO PROFISSIONAL !!!! Outra vez ?

Ao que parece a Europa volta a dar-nos uma pipa de massa para a já famosa formação profissional. O governo já se terá sentado à mesa com as confederações patronais e sindicais para assinarem mais um acordo. Curiosamente as ditas confederações não sabem o que fazer com tanto dinheiro para a formação profissional. Curioso...no mínimo !
Curioso é continuarmos a falar de formação profissional em vez de treino. Será por esta palavra ter uma conotação desportiva ? Se bem que os anglo-saxónicos já falem, há décadas, em "on the job training "...mas pelos vistos por cá continuamos a entreter-nos com a formação.
A formação adquire-se na escola, na familia, na actividade social de cada um de nós.

A dificuldade está em desenvolver as nossas capacidades e utilizar os nossos conhecimentos quando somos integrados no chamado mundo do trabalho. A maioria das empresas terão um sistema de gestão e trabalho que visa o controle dos recursos disponíveis para proporcionarem um melhor serviço aos seus clientes.

Para isso têm que treinar os seus colaboradores a utilizarem adequadamente o sistema de gestão. O treino deve centrar-se no desenvolvimento das aptidões e na mudança das atitudes. Isso exige trabalho e disciplina. Deve centrar-se em actividades práticas que levem a que o trabalhador adquira os automatismos necessários para as funções mecânicas e assim possa dar o seu contributo para identificar as situações de excepção ( os chamados "problemas" ) e encontrar as soluções para as mesmas.

Será que a maioria das empresas e dos sindicatos estão dispostos a irem a jogo ?
Para terminar só me lembro da história do Eusébio e da sua "habilidade" em marcar bem os livres. Ao que parece ( é o que contam os seus colegas ) quando o treino terminava, o Eusébio ficava sózinho no relvado a treinar a marcação dos livres...as vezes que fossem necessárias !! Depois quando o víamos nos jogos reais a marcar superiormente os livres pergunto :
- Seria "habilidade" ou treino ?


Sem comentários: