"Direcção da UnI apresenta amanhã os documentos
Sócrates foi aprovado com trabalho de Inglês feito em casa
Por Graça Rosendo e Felícia Cabrita
José Sócrates foi aprovado na cadeira de Inglês Técnico com um trabalho feito numa folha A4 e enviado para o reitor da UnI, acompanhado de um cartão com o timbre do seu gabinete de secretário de Estado. Esta é a explicação que deverá ser dada pela nova direcção da Uni, em conferência de imprensa, quando tornar públicos estes dois documentos, apurou o SOL. A conferência, prevista para esta tarde, foi entretanto adiada para amanhã "
Depois vem o desenvolvimento da noticía que diz :
"José Sócrates terá feito a cadeira de Inglês Técnico – uma das cinco que realizou na Universidade Independente para concluir a licenciatura em Engenharia Civil – através de um pequeno trabalho entregue numa folha A4, que fez chegar ao reitor acompanhado de um cartão do seu gabinete de secretário de Estado. "
Onde se lia :" Sócrates foi aprovado com trabalho de Inglês feito em casa "
passou-se a ler :" ..terá feito a cadeira de Inglês (...) através de um pequeno trabalho.."
Não é a mesma coisa ! Porque entre " foi aprovado" e "terá feito a cadeira " vai uma certa distância !
Depois continua e diz :
"O cartão e a folha A4 foram encontrados no processo do aluno José Sócrates pela nova equipa que está à frente da Universidade Independente.
O SOL apurou que está previsto estes dois documentos serem apresentados durante a anunciada conferência de imprensa da nova direcção, com a indicação de que o dossiê escolar de Sócrates, nesta cadeira, não contém qualquer outro elemento de avaliação.
Um destes documentos é, então, um cartão de José Sócrates (subscrito enquanto secretário de Estado adjunto do ministro do Ambiente e que tem o timbre do seu gabinete), em que este escreveu, pelo seu punho: «Meu caro, como combinado aqui vai o texto para a minha cadeira de Inglês».
Agrafada a este cartão, está uma folha A4, com um pequeno texto em inglês, que corresponderá à resposta a menos de uma dezena de alíneas.
Segundo apurou o SOL, este «trabalho para a cadeira de Inglês» é o único documento escolar de Sócrates desta cadeira e terá servido para concluir a sua avaliação final a Inglês Técnico. "
Ou seja do cabeçalho para o 1º parágrafo há uma nuance e depois no 2º parágrafo há outra!!!
Afinal não é um exame mas : " ...um trabalho para a cadeira de Inglês" e " é o único documento escolar de Sócrates desta cadeira e terá servido para concluir a sua avaliação.."
E mais curioso : " ...o texto em inglês, que corresponderá à resposta a menos de uma dezena de alíneas."
Mais uma vez o futuro ( "corresponderá " ) e há as respostas ...mas não haverá as perguntas que serão menos de uma dezena. Ou seja podem ser uma , duas, três,...até nove !!!??
"Contactado, o gabinete do primeiro-ministro informa que, a haver comentários ao caso, ficarão para depois da conferência de imprensa da UnI.
A conferência de imprensa, que estava marcada para hoje às 18h foi entretanto adiada para amanhã, quarta-feira.
Ontem, a direcção da UnI prometeu revelações importantes na investigação empreendida pela Universidade ao processo do aluno José Sócrates. "
A conferência de imprensa, que estava marcada para hoje às 18h foi entretanto adiada para amanhã, quarta-feira.
Ontem, a direcção da UnI prometeu revelações importantes na investigação empreendida pela Universidade ao processo do aluno José Sócrates. "
E já agora uma ou duas perguntas :
- as universidades guardam todos os exames e provas de avaliação ( trabalhos, teste, etc ) de todos os alunos durante 11 anos ?
- e estão lá no dossier os exames e provas dos outros exames das outras cadeiras ?
Isto é uma notícia ? Terão as duas jornalistas conseguido entrar no cofre forte da Universidade Independente ? Sei que o jornalismo de investigação em Portugal é de excelência ( há estagiários de todo o mundo nas respectivas universidades e nos jornais ditos de referência ) mas hoje excederam-se !
Para aqueles que já me estão chamar ingénuo ...já sei que as questões que referi não interessam e que o "sumo" da notícia (??) está no cartão que Sócrates, enquanto secretário de Estado adjunto enviou ao reitor.
A linha de rumo desta investigação (??) jornalística está definido : atirar o barro à parede até que pegue !
Dá-me a ideia que quando este processo acabar poucos políticos estarão em condições de se manterem no activo !
Sem comentários:
Enviar um comentário