26/09/07

50 anos de WEST SIDE STORY

Há uns dias ao passar numa das FNAC de Lisboa vi, por acaso, este CD / DVD da Deutsche Grammophon :

Comprei-o sem hesitar apesar de ter o CD com a banda sonora do filme. Trata-se da gravação feita em estúdio, em 1984, com Kiri Kanawa, José Carreras, Tatiana Troyanos, Kurt Ollmann e Marilyn Horne.

Faz hoje 50 anos que West Side Story estreava no "Winter Garden Theater " de Nova Iorque. Tinha eu 4 anos.
O filme, de Robert Wise e Jerome Robbins, é de 1961. Ganhou 10 Oscares. Em Portugal foi estreado em 1963. Tinha eu 10 anos. Os meus pais foram vê-lo, penso, ao Miramar , em Luanda. Depois até compraram o Long Play em vinyl com esta capa :



Só vi o filme mais tarde. Já não me recordo do ano. Já era adolescente. O Long Play era ouvido com frequência no pick-up, que não eram ainda carrinhas de caixa aberta, em casa dos pais. Depois quando saí de casa e me fiz à vida fiquei sem o disco ! Mais tarde, em 1991 em Dublin, comprei o CD e ainda mais tarde passou para o iPod. Nesse ano também vi a peça num teatro de Dublin. Infelizmente não fiquei com o programa. Por isso não sei nem o nome do teatro nem o da companhia que actuou.
É difícil explicar esta minha paixão por West Side Story. Mas será possivel explicar as paixões ?
Terá sido por o primeiro contacto ter sido em Luanda ? Pela capa belissima do long play ? Pelo deslumbramento de assistir, ainda criança, ao ritual do meu pai o colocar no pick-up ? Já adolescente, por ver Natalie Wood no ecrã ? Pela personalidade e genialidade de Leonard Bernstein quando via, na RTP, os seus programas ? Pela história da peça ? Pela música ?
Pouco importa. Continuo a gostar. Neste aniversário deixo-vos esta preciosidade ( clicar ).

Uma nota final : vale a pena comprar o CD/DVD. Quanto mais não seja para ver o filme do Making Of, que nos consegue transportar para dentro do estúdio e estarmos ao lado de um jovial Leonard Bernstein de 66 anos. Seremos cúmplices da sua exigência para com um jovem José Carreras de 38 anos. Compreenderemos o seu encanto com Te Kanawa e o seu gozo com Tatiana Troyanos. Luminoso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Compreendo bem a tua paixão. A minha saúde, hoje, não me permite dizer porquê. Esse CD/DVD, que também vou comprar, corresponde a uma gravação video que aqui fiz, em 1990.

Cantei e fui dirigido por maestros exigentes, como acho que deve ser. Por isso, digo que o mais extraordinário é ver o LB a trabalhar e a leitura que faz de uma obra sua. Absolutamente espantoso! Com ele, seguramente, quem não trabalha, não come! Abraço.