24/06/08

Maria de Lurdes Rodrigues emigrou para Nova Iorque

ou será porque Nova Iorque e Lisboa estão quase à mesma latitude ? (clicar)

2 comentários:

Anónimo disse...

Estão à mesma latitude. Mas, Nova Iorque não beneficia da diferença de direcção de transporte de calor pela atmosfera...

tintin disse...

Oh, António, era bom era que tivéssemos uma reforma educativa como a do Estado de NY. Mas a Maria de Lurdes Rodrigues não é o Michael Bloomberg, nem Portugal se compara aos EUA.

Se os exames são fáceis ou os alunos estão mais aplicados não sei, mas nas comparações internacionais que são importantes (o PISA) continuamos nas últimas posições. Nos EUA comparam resultados intra-estaduais para aferir da qualidade de novas metodologias; mas em Portugal o método de ensino, a escolha e formação dos professores é igual em todo o território, por isso os problemas são sempre de origem social, racial ou interior vs. litoral.

Mas para saber mais sobre reformas educativas e exemplos de sucesso aconselho-o a falar com a especialista em assuntos de Educação e Cultura da Comissão Europeia, Matilde Pais. Tenho a certeza que ficará esclarecido sobre a insignificância da nossa "reforma educativa" e de qual o caminho a seguir.

Abraço