30/09/08

A crise mundial de 1987. Foi a 19 de Outubro

Ontem as bolsas cairam com violência. Lendo, vendo e ouvindo os fazedores de opinião e os jornalistas parece que nos aproximamos do fim do mundo. Agora que até o acelerador de particulas do túnel de Genève está avariado...parece-me improvável. Ninguém ( ou quase ) refere que esta queda foi semelhante à de 1987. A 19 de Outubro. Curiosamente uma 2ª feira, a chamada Black Monday (clicar)... e ainda não sabiam que em 2008 haveria um candidato black.
Para já detectei uma coincidência ontem também foi 2ª feira. Assim identificada uma das causas a solução é fácil : a partir de hoje o G8 eliminou as 2ª feira do calendário.
Mas o que se terá passado em 1978 ? Fui ver (clicar). Foi um ano trivial.
Em Janeiro : Reagan foi operado à prostata ( dia 5); o Dow Jones andava pelos 2.000 pontos e a Super Bowl foi ganha pelos NY Giants.
Em Fevereiro : o Unabomber estava activo ( ver dia 20 ).
Em Março : nada de especial se passou.
Em Abril : Portugal assinava com a China o acordo de devolução em 1999 de Macau.
Em Maio : estamos em plena primavera.
Em Junho : morre Andrés Segovia ( dia 2 ) e a 11 Margaret Tatcher é eleita pela 3ª vez primeira ministra.
Em Julho : verifico que a URSS ainda existia e que no dia 3 Vladimir Nikolayev foi condenado à morte por canibalismo e dia 11 parece que a população mundial chegou aos 5 biliões.
Em Agosto morre, na prisão de Spandau, Rudolf Hess. Dia 17.
Em Setembro parece que o ano lectivo começou mal em Portugal apesar de a ministra ainda não ser Maria de Lurdes Rodrigues.
Em Outubro um black ( Jesse Jackson, o Obama ainda não era nascido e ainda era possivel dizer black ) lança a sua 2ª tentativa para ser o candidato presidencial democrático.
Em Novembro tudo calmo que se aproxima o Natal.
Em Dezembro inicia-se , dia 1, a construção do túnel do Canal da Mancha e o Natal voltou a ser dia 25.
O que a Wikipedia não refere ( ninguém é perfeito ) é que na época 1986/ 87 o BENFICA foi campeão nacional da bola...pode ser que em anos de crise o GLORIOSO saia da crise e volte a ser campeão. Abençoada crise mundial.

2 comentários:

Anónimo disse...

Navegar, Navegar
Autoria:Fausto

Navega, navegar/ Mas ó minha cana verde/Mergulhar no teu corpo/ Entre quatro paredes/ Dar-te um beijo e ficar/...

Anónimo disse...

...quem conquista sempre rouba
quem cobiça nunca dá...