28/01/09

Katrina e Freeport : Especialistas

Se há qualidade que admiro no povo português é a de cada um de nós ser um especialista.
Não há tema em que não sejamos especialistas.
Quando foi o furacão Katrina eramos todos engenheiros. Se fosse cá em Portugal aquilo nunca tinha acontecido. Não se estava memso a ver que os diques estavam mal construidos. Ou então especialistas em Protecção Civil. Fosse cá e não tinha havido as vítimas e desalojados de New Orleans.
Agora com o caso Freeport fico mais uma vez espantado com as capacidades dos meus compatriotas. Todos sabem como se processa a corrupção. Todos sabem com quem falar. Todos sabem que há reuniões das partes interessadas onde se distribuem milhões em espécie. Ou , para os mais sofisticados, todos sabem como abrir contas off-shore. Deve ser por causa disso que ninguém é preso. Metade são corruptos, a outra metade corruptores.
Um país de especialistas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Cif,.. especialista na limpeza.

Pedro disse...

Não generalizemos. Também há quem acredite no caracter honesto e impoluto de todos os nossos governantes e dirigentes partidários. Nem me passa pela cabeça que qualquer destas almas de bem pudesse ser sócio do mesmo "clube" (... Groucho) em que militasse alguma individualidade ligeiramente chamuscada pela falta de verdade.
Uma coisa é certa: Depois de tanta desinformação nunca o comum dos mortais há-de saber o que realmente se passou. A dúvida está instalada para sempre.