20/02/09

Filtros de audição

Antigamente torrenciais eram só as chuvas. Hoje também são as notícias.
Chovem a toda a hora ou minuto. Do caso Freeport passa-se ao do dono que mordeu o cão, ou do cão português que Obama ia comprar. Ainda o cão estava a ladrar e já é notícia o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Organizam-se programas de televisão ( terá sido o Prós e Contras? ) para discutir ambos. No intervalo fazem um directo para o Carnaval de Torres Vedras. Aí mostram as miúdas nuas que se podem ( podiam ) ver no "Magalhães" e os tomates do Cristiano Ronaldo. Que só se podem ver em Torres Vedras. Mas não são os originais. São de papel mascado. E para a semana haverá uma manifestação anti-fascista por causa do tema. O dos tomates, como é óbvio. Isto tudo no meio do encerramento de empresas e do aumento do desemprego. E parece que afinal o Miguel Veloso fica no Sporting. Na Venezuela o Hugo Chávez será presidente vitalício. Na minha aldeia alguém se está a candidatar a bater mais um recorde do Guiness. Não sei qual. Pouco interessa, porque entretanto o Mark Phelps foi apanhado a fumar erva.

Haverá algum critério nestas notícias ? Pergunta irrelevante. Os jornais, rádios e televisões têm que vender seja o que for. Nas televisões os directos com jovens jornalistas são dos programas mais baratos. E há uma lista de estagiários à porta. Há canais televisos só de notícias que emitem 24 horas por dia. Se não as há. Toca de inventá-las.

E como em cada português há um comentador escondido, seguem-se semanas de debates acalorados e extremados. Uns dirão que o Phelps é homossexual. Outros que o Cristiano Ronaldo recebeu luvas pelo Freeport e que o Obama é presidente da Venezuela. E afinal o Hugo Chávez foi contratado pelo Real Madrid. O irmão Hugo Sanchez já lá tinha jogado. Os mais radicais passarão à clandestinidade porque o fascismo está a chegar.

No meio de tanto ruído, eu faço como quando agora vou de automóvel para Lisboa. Ouço as informações radiofónicas sobre o trânsito. As referentes às pontes 25 de Abril e Vaco da Gama interessam-me. Não ouço as referentes à A1, marginal e A5. Não me interessam. Não vou por aí. Ainda tenho alguma capacidade de filtragem.



1 comentário:

Anónimo disse...

...Quique Flores garante "grande ambição" em Alvalade.