10/03/09

2009 : eleições x 3

Este ano vamos ter 3 actos eleitorais. A sequência, tudo indica, será : Parlamento Europeu, Assembleia Legislativa e Autáquicas.
Os partidos da oposição já começam a falar. Alguns já dizem que há que aproveitar as eleições para o Parlamento Europeu para mostra um cartão ao governo. A cor depende do partido. Para uns deverá ser amarelo. Para outros vermelho. Visão empobrecedora da democracia e tentativa de passar um atestado de menoridade aos eleitores.
Cada acto eleitoral tem um objectivo próprio e serve para eleger os nossos representantes para orgãos com poderes e níveis de representatividade distintos.
Dizem ( muitos ) que nunca se discute o projecto europeu. Vamos ter uma boa ocasião de o fazer em Maio / Junho. Assim o queiram os partidos. Apresentem programas claros e candidatos credíveis. Digam o que pretendem fazer no Parlamento Europeu se forem eleitos. Os cidadãos decidirão em conformidade. Quem é contra a integração europeia que o diga de uma forma clara e apresente uma alternativa. Quem é a favor diga como se pode aproximar o parlamento dos eleitores e quais as reformas necessárias para o conseguir. Digam se há que haver uma Constituição Europeia e como deve ser elaborada e validada pelos eleitores.
Quem quiser mostrar cartões ao governo tem que esperar por Setembro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Precisamos de debate.Conhecer bem as propostas e os seus protagonistas.

Anónimo disse...

Onde debater, com quem e como. O problema é que falar ou escrever é óptimo e a concretização? Aguardo sugestões.Já estou mesmo a pensar q. me vão responder q. é na Assembleia da Républica. E eu pergunto:quem assiste ou quem vê o Canal Parlamento? Respondam!

Anónimo disse...

Tenho quase a certeza que os portugueses pouco ligam/sabem/estão informados do que cada partido faz no parlamento europeu.... pelo que o voto vai ser sempre dependente do que vêem e sabem e vivem do que se passa em Portugal.

Basta testar e perguntar a 10 portugueses uma tomada de decisão ou uma medida tomada por um partido no PE. A resposta vai ser silêncio....

O cartão não vai ser apresentado ao Governo, mas aos partidos! Independente da cor.