10/11/09

Ainda o M.E.S. : o 3º Congresso. Fotos

11 de Fevereiro de 1978. 3º Congresso do Movimento de Esquerda Socialista ( M.E.S.). Na Voz do Operário, em Lisboa. Um belo espaço.
3 anos antes do fim. A fase marxista-leninista. Assumida. Mais uma vez fotógrafo acidental. A mesma Asahi Pentax, prenda recente do meu irmão mais velho. Os negativos estiveram na gaveta quase 30 anos. Cheios de humidade, apesar dos cuidados. O preto e branco e a humidade fazem-nos regressar a outros tempos que não 1978. Ainda haveria um IV Congresso, em 8 de Julho de 1979, na Faculdade de Letras, em Lisboa. A unidade, desejada em 1978, não se conseguiria. Em 1981 o fim. Não desejado e não assumido por alguns. Uma história que outros, que não um mero militante de base, deveriam contar. Fico à espera.

3 comentários:

Unknown disse...

António
Obrigada pelas imagens que nos trazes. E pelas memórias.
Nas fotos do jantar senti falta de legendas; já uma vez se legendaram algumas com o Graça, mas aqui há muitas outas caras que não reconheço...
O III Congresso teve duas partes, a primeira foi interna e realizou-se em 1977; a segunda parte foi pública e teve lugar no início de 78.
Fomos viver para Braga em Janeiro de 78 e viajámos até Lisboa para o encerramento do congresso.
Um abraço da
Luísa Ivo

António P. disse...

Viva Luisa,
Sei que as fotos são do comício...já não me lembrava do desfazamento de datas. Os meus "arquivos" foram numa inundação.
Quanto às legendas do jantar :
- a sua ausência foi consciente, aguardo comentários;
-...e a memória ( ou a ausência dela ) já não consegue identificar todos.
Beijos

António P. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.