27/10/10

PUDOR

Ontem, na SIC Notícias, no frente a frente entre Maria José Nogueira Pinto e Vicente Jorge Silva moderado por Mário Crespo, este pergunta a certa altura se a imprensa não terá tido um certo pudor em desenvolver e/ ou investigar as ligações de Cavaco Silva com alguns dos protagonistas do BPN.
Ambos referem a acção tardia de Cavaco em relação a Dias Loureiro, escolhido para o Conselho de Estado pelo Presidente e por aí ficam.
Vicente Jorge Silva, antes, já se tinha referido à vergonha das chamadas escutas a Belém e ao papel de Fernando de Lima. Vá lá. Já Maria José Nogueira Pinto preferiu o silêncio.
Realmente somos um país de pudorentos e afins e onde o jornalismo de investigação (!!??) só existe quando procuradores, polícias , juízes ou advogados bufam cá para fora o que está em segredo de justiça.
No caso das escutas ainda existiram uns arrufos entre jornalistas e jornais. Mas Fernando Lima lá continuou na Casa Civil do Presidente, ninguém sabe bem a fazer o quê. Não havendo processo judical acabou-se o jornalismo de investigação (!!??). Noutro qualquer país ocidental o caso não teria morrido como morreu. Já ministros e presidentes se demitiram ou foram demitidos por menos.
Já o caso BPN fia mais fino. Os eventuais burlões, todos ou quase ex-ministros de Cavaco, estão sob investigação e um deles, o Eng. Oliveira e Costa , até está em prisão domiciliária. E num intervalo até foi confratenizar com alguns deputados de uma daquelas comissões parlamentares de entretenimento. Riram-se todos muito, se bem que não me tivesse apercebido, na altura, onde estava a graça. Deficiência minha. Curiosamente, ou não, neste caso não há bufos para alimentar os jornalistas. Ainda bem. E o caso do Conselheiro Dias Loureiro ficou resolvido com a demissão do mesmo. Já quanto às acções da SLN, não cotadas em bolsa , que a família Cavaco Silva terá comprado a conselho de Oliveira e Costa e vendido com grandes mais-valias,  o assunto morreu com o esclarecimento da própria família dizendo que " tem perdido muito dinheiro com a bolsa ". Pois ! Parece que o Presidente Cavaco não ouviu o 1º ministro Cavaco   que um dia disse " na Bolsa há muito gato que se faz passar por lebre". Faz o que eu digo , não faças o que eu faço.
Eu não diria que há falta de pudor no jornalismo português.
Digo é que não há jornalismo de investigação em Portugal. O que também não é de estranhar. Basta ver quem são os patrões da maioria dos orgãos de comunicação social.

Foto daqui.

3 comentários:

Sofia C. disse...

Concordo totalmente.
Sofia

Galeota disse...

Pois... como disse um dia o Sr. Prof. Marcelo Rebelo de Sousa: " quem não tem cão caça com gato".

zé carlos disse...

Excelente António ! Na "mouche" ! Mas não é só de falta de investigação que a nossa "Com. Social" sofre. Principalmente falta de Ética!
Força !
Abraços!
zc .