20/01/11

Tunísia

E de repente, pelo menos para mim, a revolta popular na Tunísia.
Se bem que fosse um país "provável". Desde a independência conheceu apenas dois presidentes. Habib Bourguiba ( 1957 a 1987 ) e Ben Ali ( 1987 a 2010 ), que era o 1º ministro de Bourguiba e que o derrubou através de um golpe de estado palaciano depois dos médicos terem declarado Bourguiba incapaz.
Hoje parece fácil e óbvio dizer que foram 53 anos de um regime ditatorial...mas convém não esquecer o papel de Bourguiba na luta pela independência nacional e no estabelecimento de um estado republicano. Nos primeiros anos da sua governação foram consagrados, em forma de lei, direitos cívicos e sociais que muitos estados árabes ainda hoje não têm. Diga-se, em abono da verdade, que até 1970 seguiu uma política vista com bons olhos pela esquerda europeia, pelo então Bloco de Leste e ainda pelo  Movimento dos Não Alinhados. Combateu também os extremistas islamistas que aparentemente não têm a mesma força que noutros paises árabes. A ver vamos.
Também não esquecer que o partido do Sr. Ben Ali está filiado na Internacional Socialista. Distracções ??!!
E de repente muitos, nos jornais e na blogoesfera, são uns verdadeiros especialistas das revoluções no mundo árabe e em particular na Tunísia.
Por ter vivido e participado ( modestamente )  no 25 de Abril e lembrar-me da facilidade com que outros rotulavam o que se estava a passar em Portugal na altura, aconselho a leitura do blogue tunisino NAWAAT ao qual cheguei via Rui Bebiano .
Gostei de ler este texto.

2 comentários:

Galeota disse...

Portugal é um grande país. A nossa revolução dos cravos e a integração de milhares de portugueses das ex-colónias de uma forma pacífica são acontecimentos que nos fazem ter sempre ESPERANÇA em Portugal.

Rosane Marega disse...

Oie Antonio, vi você no blog do Edu a vitima da quinta e vim conhecer o seu blog, Adorei e deixo o convite para que conheça o meu cantinho tambem, será bem vindo
Beijoss