04/05/11

" Portugueses, estão f*d*dos..."

(...) " acabámos de pedir 78 mil milhões de euros emprestados, com juros elevados, os vossos salários vão ser reduzidos e não vai haver 13º mês..." e por aí fora.
Era assim que muitos desejavam ( gostariam ) que José Sócrates tivesse começado hoje a comunicação ao país sobre o acordo com a Troika.
Saiu-lhes o tiro pela culatra, veio dizer que aquilo que muitos andavam a propalar ( desejar ?) que iria  acontecer ( cortes nos salários e 13ª mês, cortes nas pensões mais baixas, despedimentos, etc ) não vai acontecer. Ou seja tranquilizou, para já, as pessoas.
Quer isto dizer que  não existirão medidas duras ? Não.
Isto quer  dizer que quem continua com a iniciativa política é o governo e o Partido Socialista.
Basta ver a reacção, à comunicação do 1º ministro, de um professor de economia de seu nome Eduardo Catroga, independente a falar em nome do PSD ( onde andaria Pedro Passos Coelho , sempre tão lesto a mandar bitaites sobre tudo e nada ?), sabendo que amanhã vai ter que assinar o acordo, isto apesar de não ter recebido resposta às tais famosas 5 cartas que enviou ao governo, como mera manobra de diversão. Foi patética.
Até porque José Sócrates disse  que espera que os outros partidos não façam merda.
Cada vez se percebe melhor porque é que o PSD queria que José Sócrates não fosse reeleito secretário geral do PS. Tem os defeitos que muitos lhe apontam e ainda muitos outros, mas revela uma capacidade de controlar o timing político dos acontecimentos de um verdadeiro mestre.
Estranho é os adversários terem desencadeado uma crise política para a qual não estavam preparados e não terem percebido quem é o adversário que têm pela frente. E quem, ao fim de 6 anos, não só não conhece o terreno que pisa como não conhece o adversário, não está em condições de ganhar eleições e governar.
Mas é contra ele que se têm de defrontar na campanha eleitoral e espero que Pedro Passos Coelho se prepare bem para o debate televisivo que se aproxima... se não arrisca-se a um KO no 6º round. Se for preparado perde à mesma por KO... mas só no 10º round.

5 comentários:

Galeota disse...

"Nós vamos vencer esta crise."

Anónimo disse...

Ontem ouvi o prof. Catroga a dizer que assinariam o acordo, hoje ouvi o PPC dizer que não vão assinar de cruz... Então?
Isto não existe, pois não? Foi pesadelo, com certeza.

Leonor Pinto

Santarém disse...

" Portugueses, estão f*d*dos..." ???
Talvez, mas também entraram na 'Twlight Zone'. Como se com os próximos anos de recessão, lhes vai permitir cumprir alguma vez, o pagamento dos encargos da dívida...
E no fim, será mais uma 'operação de resgate', and so on ...
Alternativa ???
- Mudar de Vida - mas isso é complicado, pois não interessa aos Credores nem aos seus acólitos internos.
É mais 'fácil' continuar f*d*do !

mdsol disse...

[Não fique triste]

Jorge Pinheiro disse...

Finalmente, vão ter de prestar contas trimestrais. Humilhante, mas eficaz.